16 de jul de 2011

Resenha: Livro 127 HORAS



127 HORAS                                                           Autor: Aron Ralston
Editora: Seoman
Genero: Biografia
Páginas: 400
ISBN: 978-85-98903-25-5
SINOPSE: Aron Ralston era um alpinista de vinte e sete anos,estava fazendo uma caminhada sozinho em um estreito e remoto desfiladeiro de Utah,nos Estados Unidos,quando ele desalojou uma rocha de quase meia tonelada que esmagou a sua mão direita e o pulso contra a parede da montanha,Emergindo de uma dor lancinante,Aron descobriu que estava completamente preso,e lembrou que não havia avisado ninguém para onde estava indo - ou seja;a chance de ser resgatado era mínima. Com muito pouca água e comida,o único instrumento disponível era um simples canivete que,na quinta noite ele usou para riscar a parede do cânion e escrever o seu epitáfio,pois estava certo de que não veria mais a luz do dia.

127 Horas é um livro surpreendente,e conta de maneira detalhada brilhante e verdadeira toda tragetória de Aron Ralston,um alpinista jovem e experiente que adorava aventuras,Certo dia numa tarde de sábado em um passeio   por um canion de Utah batizado de Blue John,Aron sofre uma acidente e teve  mão direita e pulso esmagados por uma rocha de quase meia tonelada,ficando assim preso,e foi ai que seus problemas começaram.
Sozinho,sem possibilidade de contato,com pouca água e comida,Aron passou por momentos terríveis.

Gente nunca senti tanta agonia lendo um livro,nunca minha imaginação foi tão longe para imaginar as cenas narradas no livro,imaginar a pedra esmagando a mão de Aron,imaginando as dores horriíveis que ele sentiu, a fome, a sede que se tornou tão insuportável a ponto de faze-lo beber a própria urina,imaginar os dias e as horas se passando sem que ninguém soubesse do seu paradeiro.
A situação era extrema,foram mais de cinco dias de absoluto sofrimento,Aron jamais poderia imaginar que em seu trajeto pelo cânion algo assim pudesse acontecer. Depois de várias tentativas de remover a pedra de cima de sua mão Aron começou a desanimar e já sem esperanças de escapar  situação em que se encontrava ,e usando a sua câmera de vídeo começou a gravar mensagens de despedida para sua família e seus amigos,essa foi uma parte muito emocionante do livro.
Tudo parecia perdido,e Aron já dava sua morte como certa e até riscou com seu canivete uma mensagem na parede do cânion para quando encontrassem seus restos mortais.
Quando ele finalmente teve uma luz; e descobriu como poderia escapar,Aron resolveu cortar a própria mão.Essa parte do livro é tensa e sofrida,ele narra em detalhes cada movimento do canivete,cada tecido cortado,sangue,pele,tendões,músculos,ossos,tudo.

"É um movimento doloroso, mas me empolga saber que logo estarei livre do resto da minha mão morta e esmagada. É só uma questão de tempo". (Aron Ralston,página 333).

Depois de cortada a mão esmagada,sua luta seria encontrar a saida de onde estava,com o coto sangrando e debilitado Aron teve de se manter vivo até encontrar a saida ou ser encontrado por alguem que o pudesse ajudar,
Vibrei muito quando no seu relato Aron finalmente encontra pessoas que o puderam ajudar,quando ele foi levado ao hospital,o reencontro com sua Mãe a família e os amigos,e como pessoas de todo país torciam pelo seu restabelecimento.

Nesse livro Aron Ralston mostrou que em situações extremas jamais se deve perder a esperança,e mostrou também o que é ter determinação,ele foi além dos seus limites para salvar sua vida. sua história emocionou e inspirou muitas pessoas mundo afora. Foi uma leitura muito emocionante,recomendo.

"Por tudo que aconteceu e pelas oportunidades que ainda estão aparecendo na minha vida,sinto-me uma pessoa abençoada. Fiz parte de um milagre que tocou um grande número de pessoas no mundo e não trocaria isso por nada,nem mesmo para ter minha mão de volta" (Aron Ralston página,402)
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Eu não sei se me sentiria bem lendo esse livro. eu vou ficar agoniada e tudo mais... Eu quero ler e assistir, mas esse é o grande fator de evitar por enquanto.

    Beijos

    ResponderExcluir

 

Todos os direitos reservados ©2010 - 2012
Powered Blogger