24 de nov de 2013

Resenha literária - Rose na Tempestade


SINOPSE: No meio de uma terrível nevasca, a cadelinha Rose insiste em dar conta de seu trabalho como pastora enquanto nos deixa a par de suas curiosas reflexões: onde está Katie, que ela nunca mais viu, embora seja capaz de sentir sua presença em todo lugar? Quem será aquele cachorro selvagem que parece seu amigo? Por que Carol, a mula, fica parada mesmo debaixo de toda a neve que cai? E onde foi parar Sam, que sumiu depois daquele barulho todo? Mas Rose não tem muito tempo para suas reflexões divertidas — e às vezes bem corretas. Agora ela deve voltar sua atenção para uma coisa muito mais séria: correr atrás de Sam, tentar encontrá-lo e, quem sabe, salvá-lo. No entanto, alguns perigos podem ser intransponíveis para uma cachorrinha...
Título: Rose na Tempestade
Autor: Jon Katz
Editora: Novo Conceito
Nº págs: 240

Jon Katz tem escrito uma série de livros de não-ficção enfocando os border collies em sua vida em Bedlam Farm. Neste livro de ficção, ele se vira para Rose, um border collie (Rose não é um animal ficticio, Jon realmente tem uma border collie chamada Rose), que vive em uma pequena fazenda Nova Iorque superior com fazendeiro Sam para contar uma história através dos olhos de um cão.

Sam agora está sozinho desde que sua esposa Katie faleceu de uma doença. Ambos Sam e Rose falta Katie e esta perda flui através da história. Ajudando Sam com um pequeno rebanho da fazenda de vacas, um rebanho de ovelhas, cabras, burro e algumas galinhas. Bem, esta é a vida de Rose. e ela não se importa de ser abraçada ou se tornar um animal de estimação como ela é confortável só durante o trabalho.
Então, quando uma nevasca de inverno terrível se move em Rose continua a ajudar a cuidar dos animais da fazenda. Mas essa tempestade provoca estragos e acaba ferindo gravemente Sam . Depois que ele é levado de helicóptero a Rose continua a tentar manter os animais vivos como apenas um cão de pastoreio pode fazer.

O enredo não foi particularmente complexo. Na verdade , achei que faltava, uma maneira de unir um comentário sobre os trabalhos internos de cães. Katz explora em profundidade o que se passa pela mente de Rose, bem como suas relações com a fazenda e seus animais, seu trabalho, e Sam. O livro, que é apenas cerca de 200 páginas, para começar, teria sido muito pequeno sem estas meditações .

A maior parte do livro está a olhar para o mundo da fazenda (e isso é tudo que ela sabe) através dos olhos Rose . É nos da uma idéia de como um cão de pastoreio pode pensar . A devoção a suas acusações e para a fazenda como um todo é o centro do palco . Este não é um livro onde o animal sai da sua esfera e em ações humanas. É uma história de um cão tentando bravamente para fazer o trabalho que foi criado para fazer com nenhuma instrução. Toda a ação é um olhar filosófico no mundo de um cão através de seus olhos e sua mente.

Por Caroline Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Todos os direitos reservados ©2010 - 2012
Powered Blogger