12 de jan de 2014

Resenha Literária - Livro LUA VERMELHA - Benjamim Persy


. Titulo: Lua Vermelha
. Autor: Benjamin Percy
. Editora: Arqueiro
. Páginas: 432
Sinopse: Eles vivem entre nós. São os seus vizinhos, a sua mãe, o seu namorado. Eles mudam do dia para a noite. Como toda adolescente, Claire Forrester se acha meio deslocada. Quando agentes do governo invadem sua casa e matam seus pais, ela percebe o quanto é diferente. Claire pode se transformar em uma criatura semelhante a um lobo. Ela é uma licana. Patrick Gamble entra em um avião e, horas depois, desembarca como o único sobrevivente de um ataque terrorista promovido pelos licanos. Da noite para o dia, ele vira um herói nacional: o Menino-Milagre. O governador Chase Williams jura que, se for eleito presidente, protegerá o país da ameaça que aterroriza a população. Em meio ao acirramento dos conflitos entre humanos e licanos, seu discurso intensifica a discriminação. No entanto, ele vai se tornar exatamente aquilo que prometeu destruir. Cada um a seu modo, os três estão envolvidos em uma guerra que tem sido controlada com leis, violência e drogas. Mas uma rebelião está prestes a estourar, provocando mortes e destruição e entrelaçando seus destinos para sempre. Com a chegada da noite da lua vermelha, o mundo se tornará irreconhecível. A batalha pela sobrevivência da humanidade irá começar.
Os licanos existem desde os primeiros séculos da história, infectados por um agente que ataca o cérebro e provoca mutações anormais. Eles podem conter seus impulsos selvagens e viver entre os homens. Porém, quando a discriminação contra eles se intensifica, um grupo que se intitula Resistência decide se insurgir. (Orelha do livro)

Em Lua Vermelha Conhecemos Clarie Forrester, Claire é adolescente aparente mente normal, estudava e tinha os mesmo problemas dos jovens de sua idade, com exceção de um detalhe: Ela era uma licana.
Em razão disso ela teve de fugir depois de ter sua casa invadia e seus pais serem mortos em uma caça liderada  pelo governo. Isso em repressão aos vários ataques terroristas atribuído aos licanos.

Ai vocês me perguntam, o que uma licana? eu explico: Claire pode se transformar em uma criatura semelhante a um lobo. Aliás, ela e boa parte da população dos Estados Unidos, os licans convivem com a população, mas não e maneira totalmente livre, eles são registrados, monitorados e tem seus instintos reprimidos por drogas. Já que eles resultam de uma espécie de vírus chamado lobos, vírus esse que provoca mutações genéticas nos infectadosMas nem tudo são flores e alguns da espécie não concordam com esse tipo de tratamento dispensado a eles, E esse pequeno grupo de rebeldes vai desencadear uma verdadeira caçada a toda a população de licans, sendo eles culpados ou não.
De repente tudo parece se resumir ao número dois: os dois dedos, os dois vídeos, os dois nomes pelos quais ela é conhecida, o sol e a lua, os infectados e os não infectados, os Estados Unidos e a República, o presidente e seu adversário, Matthew e Patrick, Reprobus e Miriam. Claire sente que está partida ao meio – o mundo inteiro está. (página 313)


Três histórias estão sendo contadas paralelamente nesse livro, mas sem deixarem se estar interligadas.

Patrick Gamble teve sua vida mudada quando pai foi convocado para a missão de ocupação da República Lupina, um lugar criado exclusivamente para abrigar licanos. E em pleno voo para ir morar com a mãe, acontece o atentado da Resistência Licana. Patrick sobreviveu ao massacre se fingindo de morto. E como único sobrevivente ficou conhecido como o Menino Milagre do voo 373.

Chase Williams Vê nessa insatisfação licana a oportunidade para concretizar seus planos de poder. Faz discursos acalorados e incentiva a massa contra os licanos. E quanto mais a situação se torna tensa, mas é favorável a ele, pois ele jura proteger os cidadãos. Benjamin Percy deu uma cartada de mestre ao dar um destino totalmente inesperado a Chase, fiquei pasma quando ele foi infectado e se tornou um dos que ele jurou combater e dizimar. Agora ele estava do ouro lado tentando manter em segredo a sua condição licana , e jogo virou, e as coisas mudaram.

Com a narrativa em terceira pessoa. o livro é bastante tenso, pois os licanos estão sendo usados como peças de um jogo de xadrez.  Benjamin Percy soube explorar com maestria esse jogo de poder, abordando as questões politicas e as manobras para se conseguir o que quer, e chegar onde se quer. Com Chase aproveitando-se do caos para crescer cada vez mais.

Destaque para a transformação de Claire:
Dessa vez é diferente. Claire não resiste a sensação, não tenta empurra-la para longe. Em vez disso, a acolhe e deixa que ela a domine por completo. A onda de adrenalina faz seus batimentos cardíacos aceleram. A pele arde e dela brotam pelos. Os ossos emitem ruídos que parecem uma série de  arquejos úmidos. As gengivas recuam e ela sente o gosto metálico do sangue que inunda a boca. Por um breve instante, o sol aparece entre as nuvens e a sua própria sombra surge de repente diante de si. conectada aos pés e modificando-se qual uma árvore debaixo do vento.
A historia é muito bem escrita, cheia de personagens cativantes, e muito bem amarrada, sem deixar pontas soltas ou perguntas sem respostas. Cada personagem tem seu peso importância, o enredo é empolgante, não deixando o leitor cair no tédio. E o final é de surpreender qualquer um. Lua Vermelha não é mais um livro sobre lobisomens, é tambem um livro sobre comportamento humano, intolerância e política. Tudo envolto em um thriller  de tirar o fôlego. Super recomendo esse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Todos os direitos reservados ©2010 - 2012
Powered Blogger